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Este Blog Tem Como Objetivo Oferecer Sugestões Aos Professores Que Educam Através Da Arte E Pessoas Que Gostam De Artes. Aqui Você Poderá Encontrar Artigos, Curiosidades, Dicas, Brincadeiras E Publicações Recentes Sobre Temas Que Envolvem Educação E Arte. Um Grande Abraço! Profª. Gisele




Segundo
a Diretriz Curricular a organização dos conteúdos/objetivo a Arte está estruturada em
três aspectos fundamental, nas quatro linguagens propostas :










Artes visuais, Teatro , Dança e Música




UM GRANDE ABRAÇO!

8 de out. de 2009

SEMANA DA CRIANÇA












Como surgiu o Dia da Criança
O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes! Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Em outros países
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!
Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
Fonte: site shopping b -
www.shoppingb.com.br
Mensagem: Ser criança é
"Ser criança é acreditar que tudo é possível.É ser inesquecivelmente feliz com muito poucoÉ se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculosSer criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
(Gilberto dos Reis)


Ingredientes:
· 2 xícaras de farinha de trigo;
· Meia xícara de sal;
· 1 xícara de água;
· 1 colher de óleo;A própria criança poderá fazê-la. Basta juntar todos os ingredientes e amassá-los. Se quiser colori-la, acrescentar tinta guache da cor desejada.



Tiro às argolas
De 2 à 6 jogadores
Material:
· Jornal
· Durex
· Cabide
· Papel crepom de três cores
· Barbante
Passo-a passo: Faça um rolinho com o jornal colando as extremidades, formando uma argola. Passe o crepom em volta com durex para ter argolas de cores diferentes (cada uma terá uma pontuação). Faça bolinhas de jornal, amassando o crepom em volta. Prenda as argolas com barbante no cabide e pendure-o.
Começou o jogo... Ganha quem conseguir mais pontos acertando as bolinhas nas argolas.

Pega varetas de bolinhas
De 2 à 4 jogadores
Material:
· Papelão
· Palitos
· Moeda
· Caneta hidrocor
Passo-a- passo: Use a moeda para desenhar círculos no papelão. Recorte e pinte os círculos e os palitos de cores diferentes.
Começou o jogo... O primeiro participante joga na mesa um ponhado de rodelas, desordenadamente. Cada um na sua vez tenta remover as rodelas com o palito, sem mover as demais. Cada cor vale uma pontuação. Ganha quem fizer mais pontos.
Quebra-cabeça
Material:
• Papel cartão
• lápis
• tesoura
• revista
Passo-a-passo: Recorte uma paisagem legal ou outra imagem da revista, cole na folha de papel cartão. Na parte de trás desenhe traços como se fossem peças de quebra cabeça. Recorte e depois monte!
Declaração dos Direitos da Criança
No dia 20 de novembro de 1959, por aprovação unânime, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração dos Direitos da Criança. A declaração é uma enumeração dos direitos e das liberdades a que, segundo o consenso da comunidade internacional, é justa para toda e qualquer criança. Muitos dos direitos e liberdades contidos neste documento fazem parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No seu preâmbulo, diz a nova Declaração expressamente que a criança, em decorrência de sua imaturidade física e mental, requer proteção e cuidados especiais, quer antes ou depois do nascimento.
1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.

2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.
3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.
5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.
6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.
7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.
8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.

9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral. 10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

UM GRANDE ABRAÇO
Prof.ª. GISELE S. J. MONTEIRO.





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