Muitos adultos hoje lamentam a pouca valorização das canções folclóricas
infantis no convívio familiar e na escola. Não só por saudosismo, mas porque
acreditam que elas foram importantes durante um bom período de suas vidas.
Observa-se, no entanto que as crianças jamais param de cantar, apenas cantam
outras coisas.
As “Cantigas de Roda” procura mostrar a sua importância na formação
infantil e o privilégio que essas atividades ocupam enquanto forma de expressão
de necessidades cognitivas, afetivas e sociais próprias do ser humano.
Trabalhar com a música é uma maneira permissível de falar sobre desejos,
sentimentos, afetos convivência social e harmoniosa do ciclo natural da vida, é
uma proposta e socialização em grupo, e não apenas formadora de conteúdo.
MUSICALIZAÇÃO
Explore o ritmo, músicas com gestos, rodas cantadas. Utilize a música e a
poesia juntas. O resultado será ótimo. A criança pequena vibra com o ritmo da
música. A poesia declamada também tem ritmo.
BANDINHA RÍTMICA
Procure formar uma bandinha rítmica a, Trabalhando os sons. Procure
trabalhar com as crianças pequenas com os sons da natureza. Não será difícil
gravar: a chuva caindo, pássaros cantando, o som do grilo, da cigarra, os
latidos de um cão, etc.... Trabalhe a
diferença dos sons: sons de metal, madeira, instrumentos musicais... Trabalhe
também a diferença entre ruído e música.Nas atividades de relaxamento, use a música clássica como “fundo musical”. Explore também o silêncio, durante o relaxamento: todos em silêncio, relaxados, poderão ouvir sons longínquos. Também utilize a música clássica ou música suave, nas atividades de artes plásticas.
Você pode fazer também:
•
Trabalhar uma cantiga de roda e faça uma ilustração
sobre ela;
•
Escolher a melodia de uma música e criar uma paródia etc.
REFERÊNCIAS
Imagens retiradas da net
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/ Secretaria de Educação Fundamental. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
CAVA Laura Célia s. Cabral. Fundamentos e Metodologias do Ensino das artes e da Musica. In: UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Curso de Pedagogia: módulo 4. Londrina: UNOPAR, agosto e 2007.
RADESPIEL. Maria. ALFABETIZAÇÃO SEM SEGREDOS – Eventos Escolares, Iemar. Contagem, MG, s/d.
Nenhum comentário:
Postar um comentário