Desenvolve nas crianças de forma geral sua capacidade criativa, através
de improvisações dirigidas, trabalha o corpo como forma de expressão e
desenvolvimento de linguagem oral, gestual e corporal.
Inicie com atividades lúdicas, pequenos jogos de imitação e dramatizações
de histórias contadas.
Exemplos de atividades lúdicas representação:
• 1) Apresentar várias idéias para a criança representar: estátua, passarinho voando, macaco, gato. Ao bater de palmas elas devem trocar de imitação, até que todas as crianças tenham representado todas as idéias.
• 2) Expressar uma pessoa ou profissão. Você pode dividir a turma em dois grupos. Enquanto um grupo representa uma profissão, o outro grupo tenta adivinhar qual é. Depois inverter as posições.
3) Todos em círculo. Uma caixinha vai passando de mão em mão. Cada um retira um papel que c ontem um nome de animal ou sugestão de uma dramatização. Quem retira o papel representa e os demais tentam adivinhar. Cuidar para que tenha sugestões suficientes para todas as crianças participarem.
Quando sentir que as crianças estão se desinibindo, introduza dramatizações. Contar uma história, com calma e expressão. Depois de contar, pedir para as crianças repetirem a história e em seguida dramatizar cada cena.
TEATRO DE FANTOCHE OU DE VARA:
No teatro de fantoche ou de vara a criança fica mais a vontade e aprende
a falar com maior desenvoltura. É preferível, com as crianças menores, iniciar
com o teatro de fantoche ou vara antes da dramatização.
Conte pequena história para as crianças, monte o roteiro com as “falas”
de cada personagem. Deixe as crianças participarem da montagem e escolher as
“falas”. Se ainda não percebeu, perceberá que as crianças são muito criativas.
E montarão o teatro de fantoche ou vara sem muitas dificuldades. Para quem está começando, o teatro de vara é
mais fácil. Basta recortar as figuras e colar numa varinha. O palco pode ser
improvisado. As crianças ficam através de um móvel, com apenas as mãos voltadas
para cima.
Você pode fazer também:
•
Teatro de Sombras
ASSISTA ESSES VÍDEOS MUITO INTERESSANTE
•
Use alguns objetos para criar uma dramatização.
•
Dramatização de música, fábulas, poesia etc.
REFERÊNCIAS:
Imagens e vídeos retirados da net.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais:
arte/ Secretaria de Educação Fundamental. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
CENTURIÓN, Maria. (ET AL). Jogos, Projetos e Oficinas para a Educação Infantil. São Paulo: FTD, 2004.
FERRAZ, M. Heloísa C. de T.; FUSARI, M. F. de Rezende. Metodologia Do Ensino De Arte. São Paulo: Cortez, 1999.
GESTEIRA,
M. M. Quando a escola é um palco. Coletânea Amae Arte e Movimento.
Belo Horizonte, Edição Especial, p. 46-51, jun. 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário