Quem sou eu

Minha foto
Corumbá, M.S
Este Blog Tem Como Objetivo Oferecer Sugestões Aos Professores Que Educam Através Da Arte E Pessoas Que Gostam De Artes. Aqui Você Poderá Encontrar Artigos, Curiosidades, Dicas, Brincadeiras E Publicações Recentes Sobre Temas Que Envolvem Educação E Arte. Um Grande Abraço! Profª. Gisele




Segundo
a Diretriz Curricular a organização dos conteúdos/objetivo a Arte está estruturada em
três aspectos fundamental, nas quatro linguagens propostas :










Artes visuais, Teatro , Dança e Música




UM GRANDE ABRAÇO!

21 de ago. de 2014

O TEATRO





Desenvolve nas crianças de forma geral sua capacidade criativa, através de improvisações dirigidas, trabalha o corpo como forma de expressão e desenvolvimento de linguagem oral, gestual e corporal.

Inicie com atividades lúdicas, pequenos jogos de imitação e dramatizações de histórias contadas.

Exemplos de atividades lúdicas representação:





1) Apresentar várias idéias para a criança representar: estátua, passarinho voando, macaco, gato. Ao bater de palmas elas devem trocar de imitação, até que todas as crianças tenham representado todas as idéias.

2) Expressar uma pessoa ou profissão. Você pode dividir a turma em dois grupos. Enquanto um grupo representa uma profissão, o outro grupo tenta adivinhar qual é. Depois inverter as posições.

3) Todos em círculo. Uma caixinha vai passando de mão em mão. Cada um retira um papel que c ontem um nome de animal ou sugestão de uma dramatização. Quem retira o papel representa e os demais tentam adivinhar. Cuidar para que tenha sugestões suficientes para todas as crianças participarem.

Quando sentir que as crianças estão se desinibindo, introduza dramatizações. Contar uma história, com calma e expressão. Depois de contar, pedir para as crianças repetirem a história e em seguida dramatizar cada cena.

TEATRO DE FANTOCHE OU DE VARA:

No teatro de fantoche ou de vara a criança fica mais a vontade e aprende a falar com maior desenvoltura. É preferível, com as crianças menores, iniciar com o teatro de fantoche ou vara antes da dramatização.

Conte pequena história para as crianças, monte o roteiro com as “falas” de cada personagem. Deixe as crianças participarem da montagem e escolher as “falas”. Se ainda não percebeu, perceberá que as crianças são muito criativas. E montarão o teatro de fantoche ou vara sem muitas dificuldades.  Para quem está começando, o teatro de vara é mais fácil. Basta recortar as figuras e colar numa varinha. O palco pode ser improvisado. As crianças ficam através de um móvel, com apenas as mãos voltadas para cima.

Você pode fazer também:

         Teatro de Mão
         Teatro de Sombras
ASSISTA ESSES VÍDEOS MUITO INTERESSANTE


         Use alguns objetos para criar uma dramatização.

         Dramatização de música, fábulas, poesia etc.

REFERÊNCIAS:
Imagens e vídeos retirados da net.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/ Secretaria de Educação Fundamental. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 

CENTURIÓN, Maria. (ET AL). Jogos, Projetos e Oficinas para a Educação Infantil. São Paulo: FTD, 2004.
 
FERRAZ, M. Heloísa C. de T.; FUSARI, M. F. de Rezende. Metodologia Do Ensino De Arte. São Paulo: Cortez, 1999.

GESTEIRA, M. M. Quando a escola é um palco. Coletânea Amae Arte  e Movimento. Belo Horizonte, Edição Especial, p. 46-51, jun. 1996.




Nenhum comentário:

Postar um comentário