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Este Blog Tem Como Objetivo Oferecer Sugestões Aos Professores Que Educam Através Da Arte E Pessoas Que Gostam De Artes. Aqui Você Poderá Encontrar Artigos, Curiosidades, Dicas, Brincadeiras E Publicações Recentes Sobre Temas Que Envolvem Educação E Arte. Um Grande Abraço! Profª. Gisele




Segundo
a Diretriz Curricular a organização dos conteúdos/objetivo a Arte está estruturada em
três aspectos fundamental, nas quatro linguagens propostas :










Artes visuais, Teatro , Dança e Música




UM GRANDE ABRAÇO!

19/04/2014

Artes Visuais - Técnicas de Desenho e Pintura




A arte, ou expressão artística, é um dos maiores instrumentos de avaliação que um professor pode contar. Através dela, podemos avaliar o grau de desenvolvimento mental das crianças, sua predisposições, seus sentimentos, além de estruturar a capacidade criadora, desenvolver o raciocínio, imaginação, percepção e domínio motor.
Há alguns anos, quando as formas de ser da criança ainda eram pouco conhecidas pelos educadores, as atividades artísticas propostas para as crianças geralmente não favoreciam a sua livre expressão. Copiar desenhos já feitos, preencher esses desenhos com cores pré determinadas e outras atividades desse tipo ocupavam, na Pré-Escola, o tempo destinados às artes plásticas.
Á medida que as características do pensamento infantil passaram a ser mais bem conhecidas pelos educadores, muitos deles começaram a optar por um tipo de atuação pedagógica que, procurando preservar o caráter lúdico, espontâneo e emotivo da atividade expressiva, acabava deixando a criança sem nenhum acompanhamento didático. Era preciso que a criança fosse totalmente livre para criar. Qualquer intervenção no seu processo de criação era considerada uma espécie de violência, um desrespeito aos processos íntimos da criança. Então, como trabalhar com a arte na Pré-Escola, buscando o ponto de equilíbrio entre estes extremos?
A disciplina de Artes propõe possibilitar ao aluno a construção de novos saberes por meio da leitura da realidade, dos objetos humanizados pelo homem, da natureza e das obras de arte. Estabelecendo um diálogo visual, sonoro e cênico entre o aluno e estes objetos.
Ao criar, manipular materiais concretos, expressar sentimentos e tomar contato com manifestações artísticas, as crianças entram em contato com um universo amplo, de muitas possibilidades e experiências. Além disso, ampliam  suas percepções do mundo desenvolvem os sentidos e as relações que mantém entre si, além de exercitar as habilidades motoras.

Muitas pessoas consideram a arte algo inteiramente à parte da vida diária. Olham-na como matéria muito especializada, que só pode ser criada e apreciada pelos que foram especialmente preparados para isto ou pelos muito bem dotados. Os educadores modernos adotaram a atitude de encorajar toda criança a se exprimir através de algum material de criação. Eles encontram mérito verdadeiro nas expressões artísticas naturais das crianças.


ALGUMAS TÉCNICAS DE DESENHO E PINTURA
Clipe: TECNICAS DE DESENHO E PINTURA

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Pontilhismo:
Material: Papel Lápis grafite, lápis de cor ou canetinhas hidrocor.
Procedimentos: Sobre a superfície do papel elaborar desenho pressionando livremente o lápis, de modo a preencher os espaços livres; dar em seguida um colorido, fazendo pequenas marcas ou pontos. Os efeitos de cor e tons são obtidos da fusão desses pontos. Essa técnica requer paciência e observação.

Desenhos Texturados:
Material: Papel em branco ou em cores, Lápis de cor, giz de cera ou canetinha hidrocor.
Procedimentos: A textura também se dá ao emprego de traços, marcas diversas sobre o papel ou desenho. Pode-se enriquecer o desenho empregando linhas paralelas, linhas curvas, pontos ou outras marcas. Pressionar o lápis de cor, cera ou canetinha sobre o desenho, para obter marcas, mantendo uma distância entre elas.

Desenho Esfumaçado
Material: Lápis de cor Estilete Papel branco, ofício ou cartolina Algodão ou cotonete.
Procedimentos: Com auxilio de estilete raspar as pontas de vários lápis de cor ou cera, deixando o pó bem fininho; Com o cotonete fazer o desenho com as raspas dos lápis sobre o papel, variando bem as cores; Esfregar suavemente as raspas dos lápis com algodão nas laterais, dando sombreamento ao desenho; Pode-se obter, com esta técnica, desde um colorido leve até um tom mais forte.

Desenho com Lápis de Cera:
Material: Lápis preto Lápis de cera ou bastões Papel branco, preto, pardo ou em coresv Fixador.
Procedimentos: Com o lápis preto desenhar livremente no papel; Fazer o contorno e colorir todo o desenho com lápis de cera; Fazer o sombreamento utilizando o lápis de cera deitado; Finalizar o trabalho, aplicando o fixador para não manchar a pintura.

Desenho sobre Papel Camurça:
Material: Papel camurça na cor desejada; Lápis de cor, lápis de cera ou canetinha hidrocor Fixador.
Procedimentos: Desenhar livremente; Com lápis de cor ou outro material, cobrir todo o desenho usando cores variadas; Fazer o contorno do desenho usando cores mais fortes para destacar o sombreamento. No papel de cor clara fazer o uso de cores mais fortes, e no papel escuro usar cores claras; Levar o aluno a descobrir os efeitos do lápis branco, principalmente sobre os papéis mais escuros; Depois do trabalho pronto, aplicar o fixador para segurar a pintura sobre o papel camurça.

Desenho com Carvão:
Material: Carvão fino para desenho; Papel branco Algodão Borracha macia.
Procedimentos: Desenhar livremente com o carvão sobre o papel; Passar o algodão suavemente, fazendo sombreamento para conseguir tons de cinza em algumas partes do desenho; Passar a borracha para dar luminosidade, realçando algumas partes do desenho.

Desenho com Giz Colorido:
Material: Giz colorido Papel ofício branco ou em cores Leite.
Procedimentos: Colocar um pouco de leite em um recipiente pequeno; Molhar o giz no leite e desenhar livremente sobre o papel; O leite faz com o que giz prenda-se no papel, servindo de fixador.
Desenho sobre Lixa:
Material: Lixa fina Lápis de cera, giz colorido ou lápis de cor etc.
Procedimentos: Desenhar livremente sobre a lixa; Colorir o desenho usando cores variadas e tons fortes; usar a cor branca para dar efeitos de luz no desenho; Soprar levemente para retirar o pó, e aplicar o fixador para segurar a pintura sobre a lixa.

Desenho com Gizão de Cera derretido:
Material: Lápis de cera, gizão de cera de várias cores Vela Papel branco ou em cores.
Procedimentos: Sobre uma vela acesa, encostar ligeiramente o gizão de cera. Derretida a cera, passá-la sobre o papel, criando seu próprio desenho, deixando-o, em relevo; Pode-se também aquecer o gizão na vela e deixar cair pingos coloridos aleatoriamente sobre o papel, conseguindo-se um efeito muito bonito; Esta técnica deve ser realizada com crianças maiores, para evitar acidentes.

Desenho Soprado:
Material: Papel branco, em cores escuras ou pretas Guache de várias cores, principalmente o brancoCanudos de refrigerantes, Copinhos descartáveis de café.
Procedimentos: Dissolver as tintas guaches nos copinhos de café comv um pouquinho de água, deixando-as bem grossas. Usar várias cores para enriquecer o trabalho; Pingar gotas coloridas sobre o papel e soprar o canudo, para que se misturem, dando um efeito especial; Usar o guache branco, para dar luz ao trabalho, principalmente se o papel trabalhado for de cor escura.

Desenho com Lápis de Cera e Nanquim:
Material: Lápis de cera ou gizão de várias cores Papel ofício ou cartolina Tinta nanquim Pincel de ponta chata Pente fino.
Procedimentos: Cobrir todo o papel, fazendo listras ou curvas sinuosas com giz de cera de várias cores; Com o pincel, cobrir toda a folha com tinta nanquim e deixar secar bastante; Pegar o pente e passa-lo em toda a área do papel, em várias direções, para obter o efeito colorido do giz de cera.

Textura:
Material: Papel branco Lápis de cor ou cera Materialv de sua escolha (moeda, tecido, folhas, lixa etc.)
Procedimentos: A textura é uma característica de determinada superfície, levando em consideração a aspereza, brilho, trama etc., do material empregado no.
Desenho; obre a superfície de um corpo (moeda, papel, tecido espesso, folha, lixa etc.) colocar o papel e pressionar sobre ele levemente, o lápis na posição inclinada, para obter efeitos de textura
.

Desenhos sobre Folhas ou Figuras Recortado
Material: Lápis de cera Papel branco ou em coresFolhas de plantas ou figuras recortadas em papel espessoAnilina.
Procedimentos: Colocar as folhas ou figuras recortadas sobre uma Superfície presas com durex ou fita adesiva; Cobri-las cuidadosamente com o papel; Passar o lápis de cera deitado sobre o papel, para obter as formas recobertas.

Pintura com Legumes:
Material: Legumes (chuchu, batata, jiló, cenoura etc.) Guache em cores variadasv Pincéis Pano velho Recipiente com água.
Procedimentos: Cortar os legumes ao meio, aproveitando as suas formas originais; Naqueles que não têm formas definidas, recortar criando formas de flores, objetos, bichos etc. Depois de recortados, mantê-los enrolados no pano para retirar a umidade enquanto se prepara às tintas; Com o auxílio do pincel, Passar a tinta forma criada no legume e carimbar o papel. A cada carimbada, lavar bem o pincel, para trocar de cor, e passar a tinta novamente, variando as cores. Deixar secar.

Pintura com Esponja:
Material: Papel, Esponja de espuma, Guache em cores variadas.
Procedimentos: Pegar a esponja dividi-la em quatro partes; Molhar os pedaços da esponja nas tintas, usando cores diferentes, e carimbar na folha criando diversas formas. Figurativas ou abstratas; Deixar secar.

Pintura com Anilina e Pente:
Material: Anilina líquida nas cores desejadasConta-gotas Cartolina Pente com dentes finos Cola branca
Procedimentos: Passar a cola branca sobre toda a superfície da cartolina; Aplicar sobre a cola anilina de várias cores, com o auxílio do conta-gotas. Antes de secar, passar o pente em várias direções sobre a cartolina obtendo efeitos interessantes.

Guache com Texturas:
Material: Tinta guache de várias cores Papel brancoPincel grosso Escova de dente Verniz spray
Procedimentos: Passar sobre o papel branco, camadas bem espessas com as tintas guaches; Sobre a pintura, dar leves batidas ou fazer movimentos circulares com as cerdas da escova de dente, de modo a criar uma textura; Deixar secar e passar uma mão de verniz sobre a pintura; Pode-se criar várias texturas utilizando diversos materiais, tais como palha de aço, pente, espuma, folhas secas etc.

Pintura com Barbante:
Material: Papel branco ou cartolina Guache de várias cores Vários pedaços de barbante grosso e fino.
Procedimentos: Molhar um dos pedaços de barbante numa cor de tinta guache e colocá-lo sobre a folha de trabalho para criar formas variadas; Proceder da mesma maneira com as outras cores; Retirar os barbantes cuidadosamente, evitando borrões. Observar que a tinta de cada barbante passou para o papel, formando uma composição; Criar várias composições bem bonitas.

TIPO DE DESENHO
1. Desenho de memorização:É um desenho realizado de memória; não temos à nossa vista o que ser observado enquanto o desenho vai sendo elaborado no papel.

2. Desenho de observação: Quando algo está presente à nossa vista para ser desenhado; deve ser transportado para o papel atentamente, seguindo todos os detalhes

3. Desenho Criativo: O desenho criativo pode ser dirigido ou livre.
a) Desenho LivreQuando não depende de meios representativos, mas da própria imaginação e criatividade.
b) Desenho dirigidoQuando o tema é dado por outra pessoa; o desenho é de livre criação, mas o tema específico. É a representação do que ocorre à criança como conseqüência de algo que ela viu ou vivenciou.

4. Desenho individual: É fundamental que o professor esteja motivado para transmitir dinamismo e entusiasmo aos seus alunos. O desenho é uma atividade que deve ser elaborada durante o ano todo, como forma de livre expressão e equilíbrio pessoal do aluno. O produto artístico do aluno tem valor não pela sua beleza e conteúdo, mas simplesmente porque é uma expressão natural e espontânea. Por isso não devemos estabelecer formas estereotipadas ou incentivar a cópia de modelos para obter bons resultados.

AS ORIENTAÇÕES BÁSICAS QUE O PROFESSOR DEVE PASSAR PARA O ALUNO INICIANTE, NA ARTE DO DESENHO E DA PINTURA, SÃO:
  • Usar lápis macio;
  • Soltar a mão, deixando-a fluir levemente sobre o papel;
  • Segurar o lápis mais longe da ponta, deixando-o inclinado sobre o papel;
  • Aprender a se organizar e a se disciplinar, tornando-se independente para manusear sozinho o material de arte;
  • Observar as diferentes posições do uso da folha de papel, para o enriquecimento do trabalho elaborado;
  • Fazer desenhos grandes e proporcionais, aproveitando sempre o espaço disponível do papel.

Um grande abraço!
Profª Gisele S. J. Monteiro.

REFERÊNCIAS:
 Clipe particular  umas imagens particular e outras retirdas da net.
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Concepções e práticas artísticas na escola. In: FERREIRA, Sueli (Org.). O Ensino Das Artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001. P. 11- 38.

BRASIl. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria e Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: artes Brasília, 1997. Brasil.. Ministério da Educação e do desporto. Secretaria de Educação fundamental.

BRASIL. Lei nº 9.394 Diretrizes E Bases Da Educação Nacional. Promulgada em 20 de dezembro de 1996. Editora do Brasil, p.15.







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