Quem sou eu

Minha foto
Corumbá, M.S
Este Blog Tem Como Objetivo Oferecer Sugestões Aos Professores Que Educam Através Da Arte E Pessoas Que Gostam De Artes. Aqui Você Poderá Encontrar Artigos, Curiosidades, Dicas, Brincadeiras E Publicações Recentes Sobre Temas Que Envolvem Educação E Arte. Um Grande Abraço! Profª. Gisele




Segundo
a Diretriz Curricular a organização dos conteúdos/objetivo a Arte está estruturada em
três aspectos fundamental, nas quatro linguagens propostas :










Artes visuais, Teatro , Dança e Música




UM GRANDE ABRAÇO!

18 de ago. de 2014

A MÚSICA





            Muitos adultos hoje lamentam a pouca valorização das canções folclóricas infantis no convívio familiar e na escola. Não só por saudosismo, mas porque acreditam que elas foram importantes durante um bom período de suas vidas. Observa-se, no entanto que as crianças jamais param de cantar, apenas cantam outras coisas.
           As “Cantigas de Roda” procura mostrar a sua importância na formação infantil e o privilégio que essas atividades ocupam enquanto forma de expressão de necessidades cognitivas, afetivas e sociais próprias do ser humano.
Trabalhar com a música é uma maneira permissível de falar sobre desejos, sentimentos, afetos convivência social e harmoniosa do ciclo natural da vida, é uma proposta e socialização em grupo, e não apenas formadora de conteúdo.




MUSICALIZAÇÃO
           Explore o ritmo, músicas com gestos, rodas cantadas. Utilize a música e a poesia juntas. O resultado será ótimo. A criança pequena vibra com o ritmo da música. A poesia declamada também tem ritmo.

BANDINHA RÍTMICA
          Procure formar uma bandinha rítmica a, Trabalhando os sons. Procure trabalhar com as crianças pequenas com os sons da natureza. Não será difícil gravar: a chuva caindo, pássaros cantando, o som do grilo, da cigarra, os latidos de um cão, etc....  Trabalhe a diferença dos sons: sons de metal, madeira, instrumentos musicais... Trabalhe também a diferença entre ruído e música.

MÚSICA CLÁSSICA
           Nas atividades de relaxamento, use a música clássica como “fundo musical”. Explore também o silêncio, durante o relaxamento: todos em silêncio, relaxados, poderão ouvir sons longínquos. Também utilize a música clássica ou música suave, nas atividades de artes plásticas.

Você pode fazer também:

         Trabalhar uma cantiga de roda e faça uma ilustração sobre ela;

         Escolher a melodia de uma música e criar uma paródia etc.


REFERÊNCIAS
Imagens retiradas da net

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/ Secretaria de Educação Fundamental. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 

CAVA Laura Célia s. Cabral. Fundamentos e Metodologias do Ensino das artes e da Musica. In: UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Curso de Pedagogia: módulo 4. Londrina: UNOPAR, agosto e 2007.

RADESPIEL. Maria. ALFABETIZAÇÃO SEM SEGREDOS – Eventos Escolares, Iemar. Contagem, MG, s/d.

Nenhum comentário:

Postar um comentário